O Outono

postado em: Diversos | 0

O verão se vai e assim chegamos ao outono. As temperaturas mais amenas e as oscilações de temperatura no sul do Brasil fazem que durante o dia esquente e à noite a temperatura já baixa ao ponto de se usar um casaquinho.

O clima acolhedor da estação para nós não deixa de ser benéfico para as plantas em geral. Os cactos e suculentas apreciam este clima de temperaturas altas de dia e baixas de noite. Estas temperaturas, que não sobem muito, acabam sendo mais interessantes para as plantas pois o estresse é menor.

Boa estação para os cactos e suculentas

A insolação que começa a diminuir a intensidade e as horas de sol que são menores precisam ser encaradas como a hora de fazer uma mudancinha de lugar das plantas em vaso para que fiquem mais expostas possível. O sol é importante para manter a sanidade das plantas por isso, não se deve negligenciar.

Outro ponto que se deve considerar é a rega que pode ser diminuída ou até cessada se as plantas ficam expostas ao tempo e o período apresentar muitas chuvas. Alguns cactos podem até ser movidos para posições que peguem pouca chuva para que se possa controlar mais a umidade.

Invasores

Como a umidade tende a aumentar é interessante prestar atenção no aparecimento das lesmas e caracóis nas plantas. O ideal é fazer uma cata manual e recolher os invasores evitando assim usar algum tipo de veneno.

Lesma

É importante retirá-los pois sua ação, principalmente à noite, destrói as folhas das suculentas, em especial as Echeverias, causando danos irreversíveis às pequenas plantas.

Aproveitando

Mas o melhor de tudo mesmo é aproveitar a estação, seu clima mais ameno no Rio Grande do sul. As folhas ficam douradas e depois caem deixando a paisagem mais aconchegante e inspiradora. Aproveitar os dias para um passeio e curtir a natureza e o charme que só esta estação sabe proporcionar. Até a próxima!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *