Suculentas sim gostam de água !

postado em: suculentas | 0

Suculentas sim gostam de água! Será?

Muitas dúvidas existem quando se pensa em como devemos regar as suculentas. E até eu tinha muitas até bem pouco tempo atrás. Não que eu tenha tirado todas as minhas dúvidas mas consegui desenvolver uma teoria mais próxima do que a realidade das plantas necessitam.

Lendo a respeito do assunto dias atrás resolvi escrever um artigo para debater sobre o assunto. Não que eu vá dar todas as receitas necessárias mas é justamente isso que quero falar: receitas prontas e gerais.

Todas são suculentas, mas não pedras!

É comum tentarmos utilizar uma receita só de regas para as suculentas em geral. Porém, como ocorre com a luminosidade, nem todas são iguais quando diz respeito à água.

A impressão de que como são plantas suculentas e assim, podem resistir muito tempo sem água é verdade em partes.

Até a comparação com os cactos atrapalha. Já vi gente comentando que é só colocar uma colher de sopa de água por semana que está bom para elas. Isso é surreal! Coitada da planta! Depois não sabem por que estão feias.

Mas não culpo as pessoas. Pois mesmo quem vai atrás de informações se confunde um pouco com as instruções generalistas que se encontram, principalmente na internet.

Eu mesmo já confundi. Achava que um pouco de água duas vezes por semana era a regra a se seguir. Só comecei a entender que não é bem assim quando a produção não evoluiu como achei que iria.

O que estava errado? A luminosidade? Bota sombrite (malha de sombreamento) por cima da estufa. Ajudou mas não resolveu. como era coberto, quem decidia quando elas tinham que beber era eu.

E o pior acontecia…

Plantas ficando raquíticas, diminuindo de tamanho. Secando, mudando de cor. Algumas até com um vermelho mais bonito. Mas era só a primeira fase para a morte.

agave-angustifolia-marginata-3

Agave angustifolia Marginata são um exemplo de suculentas que preferem mais regas.

E junto a seca o que acontece? Os insetos aproveitadores que ao perceber as plantas mais frágeis viam uma ótima oportunidade de atacarem as coitadas. Assim apareceram as mais temidas: as cochonilhas. E pra se livrar delas? Isso é um outro capítulo.

Tudo era desanimador… até que…

O Verão chegou

E com ele o grande e insuportável calor aqui no Rio Grande do Sul. Como a estufa sempre fica um forno nesta época resolvi colocar algumas suculentas para o lado de fora. Montei bancadas próximo às árvores e fiz o transplante.

Santo remédio! Começaram a desfrutar de um local mais ameno e a mercê da chuva. E aí eu percebi o meu engano. As suculentas sim gostam de água! Como elas melhoraram com o tempo.

Aquelas que estavam pequenas e raquíticas despontaram pra vida de uma hora pra outra.

Uma nova fase!

Daí em diante percebi que as regas podem ser mais frequentes. E abundantes, não uma colherinha. Tem que molhar bem a terra do pote! Afinal quando chove, chove mesmo! E molha até a planta pois a chuva não vem de baixo, vem de cima.

Com mais água elas se desenvolveram bem. Cresceram, ficaram com cores mais bonitas. Puderam se multiplicar. Como aquelas plantas que vivem nos seus habitats naturais.

Não é possível dar uma receita só para todas as espécies já que são muitas e cada qual tem suas necessidades. O que se pode dizer é que não se deve manter encharcado o substrato (terra) pois as raízes apodrecerão.

Mas sim deixar o solo secar e regar novamente. Principalmente nos meses mais quentes.

Algumas, como as Haworthias cuspidata, têm períodos de dormência e então a rega deve ser menor. Ou seja, cada planta uma regra.

Na verdade podemos perceber que o que elas têm é sim uma resistência a uma falta de água maior do que as outras plantas. Só não pode ser regra a falta de água. Regar disciplinadamente e com abundância é o correto.

Garante assim plantas mais saudáveis e bonitas. Aproveite e dê uma olhada nas nossas suculentas.

E é verdade: Suculentas sim gostam de água!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *